
Encontro de negócios com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no setor de jogos, aproximando os estudantes, pesquisadores e empresários através de palestras, reuniões de negócios e exposições de produtos.


Palco Gamer
Onde vão se concentrar as principais palestras e debates do evento. Apresentações de professores universitários, pesquisadores e desenvolvedores, com o objetivo de expor e debater o mercado de games no Brasil.

Espaço BIND
Área exclusiva para desenvolvedores demonstrarem seus projetos, interagirem com o público do evento e realizar troca de experiência com outros devs.

GP Business Meeting
Área exclusiva para negócios e geração de novas oportunidades.

Minicursos
Serão dois minicursos com o objetivo de apresentar, direcionar e introduzir o iniciante/curioso na área de desenvolvimento, mostrando que desenvolver jogos não é nenhum bicho de sete cabeças e que essa realidade está mais próxima do que se imagina.

Desenvolvedoras
Projetos Inscritos
Palestras exclusivas
Horas de conteúdo único
- Browser 20%
- Executável 40%
- Móvel 30%
- Outros 10%

Palestras
Confira as palestras da edição 2015 da GP-DEV
Palestras 2015
O mercado de games no Brasil e como começar a desenvolver?
Com Tiago Fernando e Rodrigo Motta
Sobre:
Tiago Fernando e Rodrigo Motta levarão o público a um passeio no mercado de games, contando todos os detalhes de como é desenvolver jogos, apontando os maiores cases e todos grandes momentos. A indústria de Games no Brasil é uma das industrias que mais cresce no mundo e surpreendendo a muitos, venha também se surpreender.
Táticas de Guerrilha: Sobrevivendo no Mercado de Games
Com Marcus Venturelli
Sobre:
Quer sobreviver no Mercado de Games Brasileiro?! Marcos Venturelli falará de suas experiências no mercado de Games e ensina com as táticas de guerrilha uma forma diferente de enxerga a oportunidade.
BIND (coletivo de desenvolvedores do estado da Bahia)
Com Filipe Pereira, Felipe Souza e Victor Cardozo
Sobre:
O BIND (coletivo de desenvolvedores do estado da Bahia) é fruto da necessidade de irmos muito além. Prestigie a fala de Filipe Pereira, game designer e um dos integrantes do grupo, e conheça as intenções dessa galera que veio para fazer a diferença no setor local de games.
Desmitificando as análises de Games
Com Flávia Gasi
Sobre:
Que tal entender como que acontece as análises dos jogos e quais métodos as críticas são construídas?! É com esse objetivo que Flávia Gasi apresentará a palestra “Desmitificando as análises de Games “, mostrando algumas técnicas jornalísticas para a construção dos textos críticos assim analisando alguns jogos por meio de seu próprio processo de criação, sem atrelá-lo ao jornalismo, cinema ou à televisão.
Games para Todos
Com Patrícia Rodrigues.
Sobre a palestra:
O nome diz tudo. Jogar é muito bom e deve ser um direito de todos. A acessibilidade nos games pode deixar de ser uma tendência para virar uma premissa nas equipes de desenvolvimento. Saiba mais acompanhando a fala da psicopedagoga Patrícia Rocha.
Como o mercado brasileiro enxerga a indústria de Games
Com Ticiana Figueiredo
Sobre:
Não basta desenvolver games é preciso entender seu mercado e enxergar seus dilemas e suas oportunidades. É com esse objetivo Ticiana Figueiredo, vem apresentar a palestra “Como o mercado brasileiro enxerga a indústria de Games”, mostrando pesquisas e diversos dados e
E-Sport Crescimento do Mercado
com [?]
Sobre:
Você conhece os jogadores profissionais de games? E mais, você sabia que esse é um mercado que cresce exponencialmente e gera rendimentos altíssimos? Fique por dentro dessas e de outras novidades sobre o E-Sport com [?]
O que é uma Publisher e como ela poder à diferença no Mercado Nacional e Internacional!
Com David Gershik (Palestra em Inglês)
Sobre:
Grandes sucessos chegam no mundo inteiro, fazem a indústria dos games decolar chegando a números bilionários. Mas poucos sabem os responsáveis por trás disso, ou mesmo como funciona a distribuição em massa dos jogos. Venha com David Gershik conhecer tudo sobre uma Publisher e entender como ela pode fazer a diferença no mercado nacional e internacional.
Ilustração para Games: O incrível mundo dos concept’s
Com André Luiz Batista e Danilo Dias
Sobre:
Ilustração é uma das principais bases da construção de um game e uma das maravilhas dessa indústria. Quem nunca ficou por longos minutos apreciando uma arte conceito ou o lindo cenário de determinado jogo? Venha conhecer como é o processo por trás das ilustrações e artes conceitos, feito pelos grandes artistas junto com André Luiz Batista e Danilo Ferreira e descubra todos os segredos.
Desmembrando os jogos: X e Y – Da ideia ao Desenvolvimento
Com Felipe Souza e Filipe Pereira
Sobre a palestra:
Venha descobrir os processos de um grande jogo AAA e comparando com jogos indies. Entendendo suas diferenças, suas vantagens e desvantagens: todos os detalhes desde dos seus primeiros rascunhos até suas últimas linhas de códigos, entendendo suas decisões de game design e as dificuldades enfrentadas durante o processo.
Desenvolvendo Jogos Regionais – Desmitificando nossa cultura
Com Filipe Pereira e Ramon Santos
Sobre:
Nossa cultura já está presente em diversas mídias como: Cinema, Música, Artes Plásticas, Arte de Rua entre diversas outras e claro, nos Games. Conheça os diversos jogos que representam nossa cultura brasileira/Nordestina/ Baiana. E Filipe Pereira e Ramon Santos, mostrará os grandes jogos já produzidos remetendo a nossa cultura, mostrando todas as conquistas e dificuldades enfrentadas nesse processo de ‘intermidialização’ cultural.
Bate Papo com os desenvolvedores da Bahia
Com Estúdios e Convidados
Sobre:
Que tal juntar tudo e todos que passaram por aqui para discutirmos as dificuldades e as possíveis ações de melhoria para o setor baiano de games? Se criatividade e vontade não faltam, então o que justifica um mercado tão instável? Venha refletir conosco!

Palestrantes
Palestrantes confirmados para a edição 2015 de Gamepólitan

Isabelle Felix | Anfitriã GP2015
Apresentadora
É bacharel em direito por formação, mas comunicadora por vocação. Colaboradora no blog Bacanudo desde 2013, ela faz de tudo um pouco: é colunista, podcaster e vlogger.
Quando sobra um tempo, também é resenhista de quadrinhos, sua grande paixão, no maior site especializado em quadrinhos do Brasil: O Universo HQ.

David Gershik | Convidado Internacional
Presidente da 1080Partners
David Gershik é fundador e presidente da 1080Partners, um dos representantes de vendas e geração e desenvolvimento de negócios focado na América Latina. David tem mais de 20 anos de experiência em vendas e marketing digital e físico já participou de projetos milionários, fazendo parte de equipes da LucasArt, Grand Theft Auto, Midnight Club, Red Dead Redemption, Civilization, Bioshock e muitos outros.

Flávia Gasi
CEO Ni Game Content, Jornalista e Escritora do IGN Brasil
Ao longo de 13 anos de experiência com jornalismo de jogos e cultura pop, experiência em escrita criativa e pesquisa. Forte conhecimento em conteúdo multimídia (web, tv, rádio, revistas). Conhecimentos avançados em Psicologia.

Zangado Games
Youtuber
Um dos Youtuber Gamers mais famoso da atualidade, seu canal é dedicado a gameplay de análise onde com bom humor e carisma foca mais do que o simples ato de jogar. Com mais de 2Mil assinantes Zangado tornou-se referência e conquistou uma legião de fãs totalmente fieis a ele.

Patrícia Rodrigues
Mestranda em Educação pela UNEB e Psicopedagoga
Patrícia Rocha Rodrigues Psicopedagoga especialista em Linguagem e em Educação Especial Mestra em Educação e Contemporaneidade – UNEB Professora da APADA-BA Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB)

Victor Cardozo
Co-Founder da Contra Labs, BIND
Co-Founder da Contra Labs, empresa responsável pelo desenvolvimento de games como No Hero e outros 16 Apps, abrangendo as mais diversas plataformas. Como designer possui basta experiência em projetos gráficos envolvendo de concepts até animações digitais. Também é um dos responsáveis por organizar a maior iniciativa de desenvolvimento de games da Bahia, o BIND.

Felipe Sousa
BIND
Graduado em Design pela UFBA, Felipe é um profissional da área Web e de Jogos-eletrônicos com ampla experiência e versatilidade. Tendo passado por empresas como Prodeb, Compos, Shop-delivery, e atualmente passado a desenvolver jogos junto à Team Zeroth, onde atua como Game designer, Ilustrador e Gerente de Projetos.

Filipe Pereira
BIND
Mestrando em Educação e Contemporaneidade na UNEB, pesquisa o Game Design em jogos voltados para a educação. Atua como game designer, roteirista e gerente de projetos no Comunidades Virtuais (UNEB). Com mais de 6 anos no setor, possui projetos de desenvolvimento contemplados por editais e atua também com a licenciatura na área de games.

Marcus Venturelli
Game Designer Behold Studio e RogueSnail
Game designer profissional há 7 anos, bacharel em Comunicação, mestre em Design. Fundador da Critical Studio, trabalha de mochila nas costas pelo país afora. Atualmente responsável pelo design de Chroma Squad na Behold Studios.

André Luiz Batista
Game Artista e Ilustrador no Chrono Space
Designer, Front-End e Desenvolvedor PHP e JS. Possui 10 anos de experiência web e mais de 5 anos como empreendedor. Desenha desde criança. Já trabalhou como caricaturista em um livro didático e para um colégio, embora atualmente desenhe mais por hobbie. Participa do grupo Chrono Space. Cursa Publicidade e Propaganda. Co-fundador do iaiNet.

Tiago Fernando
Professor da Facisa, Game Design da Flowkore e Estudante PhD da UFRGN
Atua no desenvolvimento de jogos desde 2011, onde estagiou no CentreNAD em Montreal e desenvolveu um projeto em conjunto com os estudantes em UDK. Fundou a Flowkore Entertainment em 2012, onde produziu primariamente jogos como serviço, como advergames, serious games e jogos educativos, inclusive sendo premiado no SBGames 2014 com o jogo Chico na Ilha dos Jurubebas, onde atuou como programador.
Participou também de várias jams durante esse tempo, um dos destaques é o jogo A Game of Thrones, top 10 da categoria humor na ludum dare 27, outro é o jogo GAZA, desenvolvido na Kaipora, que foi notícia no Los Angeles Times e blogs famosos de jogos, como o KillScreen. Também ensina no curso de jogos digitais da Facisa desde 2013.

Rodrigo Motta
Diretor Criativo e Designer de Games, Consultor de Jogos Digitais Educativos e Professor de Game Design e Arte Conceitual
Com 15 anos de experiência com design digital atuou em diversas agências e instituições trazendo para o ambiente digital dezenas de empresas e negócios. Nos últimos anos tem pesquisado o design em artefatos de entretenimento e a cultura criada em torno destes, assim como o papel dos games na sociedade e gameficação de processos.
Mestre em Design de Artefatos Digitais pela UFPE, Coordenador do Curso Superior de Jogos Digitais da FACISA, Professor de Design e Inovação da UFCG, Consultor da UNESCO para jogos educativos no Brasil, Fundador da Kaipora Digital.

Ticiana Figueiredo
Empreendedora
Quase administradora por formação, empreendedora, facilitadora e “netweaver” (articuladora de redes) por vocação. Co-fundou em 2011 no Quênia (África) o Kuleana, Programa de Empreendedorismo Social, onde esteve envolvida até 2012. Em 2013 co-fundou a Liga Universitária de Empreendedorismo de Salvador, onde liderou as atividades até o final de 2014. Em 2014 trabalhou na implantação do programa de empreendedorismo do SENAI Bahia, sendo responsável pelo portfólio de eventos.
Atualmente trabalha na Coordenação de Turiso e Economia Criativa do Sebrae Bahia, fomentando negócios criativos pelo estado. Alumni da AIESEC e CHOICE, colabora com as redes do TEDx e Global Shapers.

Danilo Dias
Diretor de Arte no Comunidades Virtuais
Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFBA e pós-Graduado em Game Design pela UNEB. Experiência nas áreas de Artes Visuais, Editoração, Diagramação, Design Gráfico e Desenvolvimento de Games. Atualmente desempenha a função Diretor de Arte no Comunidades Virtuais (UNEB)

Ramon Santos
CEO da Empresa Alpha Centauri
É estudante de Engenharia da Computação e foi premiado em julho de 2014 com uma viagem para o Vale do Silício na Califórnia/EUA. Premiação chamada Academic Award e promovida pela Faculdade Área 1 | Devry Brasil. Cria projetos empreendedores desde os 13 anos de idade e já foi Coordenador de Sistemas na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, onde começou como estagiário. Atualmente é responsável pelo Projeto Batalha de Mitos no qual atua como Diretor Executivo.

Programação GP-DEV 2015
Confira as palestras para os dois dias de evento
Horário |
Tema |
Responsável |
12:50 | Abertura do Evento | |
13:00 | Palestra: Ilustração para Games: O incrível mundo dos concept’s | André Luiz Batista Danilo Dias |
14:00 | Palestra: O mercado de games no Brasil e como começar a desenvolver? | Rodrigo Motta e Tiago Fernando |
15:00 | Palestra: O que é uma Pubisher e como ela pode à diferença no Mercado Nacional e Internacional! (Palestra em Inglês) | David Gershik |
16:00 | Palestra: Desenvolvendo Jogos Regionais – Desmitificando nossa cultura! | Filipe Pereira Ramon Santos |
16:40 | Desfile Cosplay | Host |
17:00 | EXPO-DEV: Pitching de desenvolvedores da BIND (30 minutos. 3 minutos por desenvolvedor) | Host |
17:30 | Palestra: Desmembrando os jogos: X e Y – Da ideia ao Desenvolvimento | Felipe Souza Filipe Pereira |
19:00 | EXPO-DEV: Mesa redonda sobre o mercado baiano de games (com desenvolvedores da BIND) | Host |
19:50 | Encerramento do palco. |

GP-DEV Awards
A premiação para os melhores jogos apresentados na GP-DEV 2015
- Categorias: Melhor Gamedesign, Arte, Som e Tecnologia
A votação será interna, julgada por membros afiliados a BIND, estabelecido por votação dos presentes na equipe durante evento.
A votação será realizada através de um dispositivo que permitirá a votação unica de cada membro.
A votação encerrá as 15h do segundo dia para contagem de votos e o resultado será divulgado junto com a caegoria votação popular.
- Categoria Votação Popular
A votação ocorrerá durante todo o evento, disponibilizado no estande da BIND em um equipamento de votação, junto a equipe de apoio.
A votação encerrará as 15h para a contagem de votos e o resultado será divulgado junto as outras categorias, logo após a EXPO-DEV mesa redonda.
Importante salientar, que a equipe de apoio não pode influenciar na votação. A equipe deve encorajar ao publico experimentar os jogos.

Minicursos*
Confira os minicursos que serão ministrados no Gamepólitan.
*Inscrições apenas antecipadas, super limitadas.
Minicurso: Game Design Tirando a ideia do papel
Mentores: Felipe Sousa (Team Zeroth) e Filipe Pereira (Comunidades Virtuais)
Horário: 14:00h a 18:00h
Dia de realização: Sábado
Oficina destinada a apresentação do game design, seus métodos, aplicações e atividades que mostrem como planejar e executar toda a ideia por trás de um jogo.
- O que é Game Design: teoria e prática.
- O encaixe do Game Design: o game designer no desenvolvimento
- Átomos do GD: termos, práticas e técnicas
- Exercício #1: Processos criativos e sistemas
- Análises de jogos
- Exercício #2: Processos criativos e regras
- Encerramento e feedbacks
Minicurso: Como desenvolver seu primeiro Jogo!
Mentor: Rodolfo Fernandez (Unique Class)
Horário: 14:00h a 18:00h
Dia de realização: Domingo
Oficina destinada a introdução e direcionamento ao desenvolvimento do game, apresentação ferramentas, métodos, processos para se criar um jogo. O objetivo do minicurso é a realização de um jogo em 4h, interagindo e tirando duvidas do processo de desenvolvimento.
- Introdução ao Motor Gráfico Construct 2.1
- Interface do Construct 2 (conhecendo os templates, criando um projeto)
- Inicio do Projeto Visão Top (Inserindo objetos, aplicando os comportamentos e criando novas camadas).
- Trabalhando com eventos (Aplicando inteligência artificial e colisão)
- Criando variáveis locais (trabalhando com a interface, sistema de vida, aplicando efeitos visuais e game over)
Perguntas frequentes
P: Quem pode participar dos minicursos?
R: Todos os interessados podem realizar a inscrição.
P: O que tenho direito ao me inscrever?
R: Ao finalizar sua inscrição e comprovação, automaticamente você tem direito a credencial para o evento e a certificação após conclusão do minicurso.
P: Realizei a inscrição, preciso comprar ingresso para ter acesso ao evento?
R: Não, o pagamento do minicurso já lhe dá o direito de entrar no evento no dia correspondente ao curso.
P: Por algum motivo não tive como comparecer, serei reembolsado?
R: Não,após a confirmação de pagamento o participante só poderá reivindicar reembolso até 15 dias antes do evento.

Desfile Cosplay
Cosplay Gamer no Gamepólitan 2015
O “Desfile Cosplay Gamer” não é concurso, mas oferece como incentivo para todos os cosplayers que incorporarem seus personagens de jogos favoritos:
01 (um) Ingresso do Anipólitan 2015* (válido para 01 dia)
01 (um) Conjunto de brindes exclusivos do evento* (01 camiseta, 01 chaveiro)
Local de inscrição: Balcão de informações
Horário: 16h40
Concentração (ao lado do palco): 20 minutos antes do horário.
*Quantidade limitada, então garanta sua vaga!
Observação:
1 – Os brindes serão entregues no balcão de informações após o desfile, para os cosplayers de personagens de jogos que se apresentaram.
2 – Inscrições acontecem nos dois dias do Gamepólitan (16 e 17/05).
3 – Quem se inscreveu no dia 16/05, também poderá se inscrever no dia 17/05.
4 – A inscrição é livre para todos os cosplayers, porém a entrega de brinde é destinada apenas aos que realizarem cosplay de personagens nativamente de jogos.
